segunda-feira, 14 de maio de 2012

APOSTO QUE VOCÊ NÃO LEMBRA: MIGHTY MAX

Diz se isso ativa alguma memória sua: Um garoto de boné vermelho , um homem pássaro baixinho (Danny de Vito style) e um bárbaro combatem criaturas tecno-fantasiosas através do mundo. 
Nada, né? Mas esses foram personagens de uma das animações mais legais dos anos 90.  E mais rápido do que você possa dizer " Alucinação bizarra de ácido", eu (re)apresento para vocês esta pérola da época da TV Colosso (Esse sim, um nome que com certeza alguém lembra): MIGHTY MAX.


O garoto tinha uma obsessão com a letra  M.  Será que ele fazia isso com TODAS as roupas dele?



 A série, curiosamente baseada numa coleção de brinquedos  era sobre um garoto, chamado Max (NÃO! Sério?), que um dia recebe via correio um Boné  com um bilhete que o informava sobre seu destino  como "portador do boné", e com a ajuda de um homem faisão chamado Virgil  e um Bárbaro imortal chamado Norman, o garoto tinha que resolver umas tretas interdimensionais e derrotar um  mega vilão chamado Skullmaster (pontos pela originalidade, desenho..). 

E tudo isso usando apenas um boné e a  moda juvenil dos anos 90. 
 A abordagem da animação era aquela mistura clássica dos anos 90 entre entretenimento e educação. Os problemas do show eram em geral relacionados a lendas e mitos mundiais, com um aspecto científico jogado na mistura. Assim, os episódios sempre começavam com o Max estudando algum aspecto histórico/mitológico em relação ao conflito daquele episódio.  Esse aspecto provavelmente se perdia quando ele enfrentava , digamos, Lobisomens alienígenas ou algo assim. 

Ou quando ele se encontrava com a Tia solteira do Cthulhu.

Esse deve ser um dos desenhos mais esquecidos por todos aqui no brasil, e não tenho muita certeza que ele é lembrado lá fora, não. A Wikipédia informa que ele teve apenas duas temporadas , o que talvez indique uma falha em conseguir audiência. O estilo de animação, certamente, era bem difereny de outros desenhos de sucesso da época, e a própria ênfase do Show em resolução de problemas através do raciocínio e não a porrada deve ter afastado a garotada Massa Véio da época.  De qualquer forma, o show teve alcance suficiente para garantir sua exibição aqui no Brasil, e admito que foi um dos influenciadores na minha escolha de curso de História na faculdade.
Infelizmente, o curso teve uma média baixíssima de monstros. Exceto nos forrós universitários.

Ao fim de tudo, Mighty Max me fez ver o lado divertido de conhecer e estudar outros povos e culturas, embora de maneira bem torta...  Assim como eu, acredito que muitas outras pessoas devem ter sido influenciadas por este show, e eu recomendo uma olhadinha na internet atrás dos episódios, nem que seja pelo valor nostálgico.  Este é mais um daqueles shows que aposto você não lembra, mas que foram feitos com uma atenção mais diferenciada para seu público! 

E certamente mais legal que outros desenhos da época...



 








Um comentário:

  1. lembro desse desenho sim,assistia quando era moleque na globo,lembro que ele usava o bone como um portal,para viajar para um monte de lugares,não sei se assistindo hoje ainda seria legal porque muita coisa não mantem o que a gente se lembra,ate procurei na internet alguma coisa faz um meses mas não achei nada em portugues,talvez de sorte um dia e ache alguma coisa em um torrent por ai.
    ass:diego leal

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua opinião!